segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rondônia: Oficiais de Justiça receberão mandados eletronicamente - Fonte Aojesp

Rondônia: Oficiais de Justiça receberão mandados eletronicamente.


 Fonte: Assessoria de imprensa do TJ-RO

Reunião entre oficiais de justiça e escrivães da Comarca de Porto Velho, nesta sexta-feira, dia 4, no Tribunal de Justiça de Rondônia, definiu os últimos detalhes para a implantação da Central de Mandados, projeto que começa vigorar em 11 de fevereiro, inicialmente como piloto nas varas da fazenda pública e nos tribunais do juri da capital. Os Juízes auxiliares da presidência, José Antônio Robles e da corregedoria geral de Justiça, Guilherme Baldan, repassaram aos presentes o cronograma de cada etapa, inclusive o treinamento aplicado aos envolvidos a partir de segunda-feira.

Serão dois dias, 7 e 8, de capacitação para escrivães e mais dois, 9 e 10, destinados ao treinamento dos oficiais de justiça. Doze, dos 67 lotados na comarca, foram sorteados para participarem dessa fase inicial do projeto e serem os multiplicadores da Central de Mandados. O grupo passará a receber os mandados judiciais pelo correio eletrônico, por isso deverá acessar diariamente o sistema e imprimir o documento.

Depois de cumprir o mandado, dentro do prazo, o oficial deverá escanear as assinaturas colhidas e gravar a certidão do ato em campo específico do sistema. A cópia impressa deve ser devolvida ao cartório em até 30 dias para fins de fiscalização. O novo sistema trará agilidade, independência, e condições de trabalho igualitárias para todos os profissionais. "Com a central de mandados todos os oficiais terão o mesmo volume de trabalho, distribuído eletronicamente", explicou o juiz José Antônio Robles. O magistrado acrescentou que o projeto é pioneiro no país.

A regulamentação para a implantação da Central de Mandados será feita mediante a publicação de um provimento conjunto entre presidência e corregedoria. A previsão é que em 45 dias o sistema já esteja funcionando também nas demais varas da comarca.


ET. Segundo Yvone Barreiros Moreira, presidente da AOJESP, Rondônia amplia, junto de outros estados da Federação, exemplo de praticidade jurisdicional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário