quarta-feira, 6 de março de 2013

MENSAGEM DA DIRETORIA DA AOJUSTRA AOS OFICIAIS DO TRT/2

DIVIDINDO ALGUMAS REFLEXÕES...

Caros amigos Oficiais de Justiça.

Nós, diretores da Aojustra, gostaríamos de compartilhar algumas ponderações com todos vocês.

É um sentimento geral de todos os servidores públicos que nunca as coisas estiveram tão ruins e difíceis para nós.

O caso recente da luta pela majoração da nossa Indenização de Transporte é emblemática desse estado de coisas.

Foram pelo menos 12 meses de um trabalho bem feito, articulado, com visitas de convencimento a todos os conselheiros do CSJT, inclusive ao relator do nosso pedido, com juntada de relatório detalhado das despesas do uso de nosso veículos em favor do Estado.

Após oito anos de congelamento da IT, conseguimos a duras penas, com muito trabalho, tempo e dinheiro, um aumento de 10%, o que dá cerca de R$ 134,00.

Foi a primeira vitória que tivemos em nossos pleitos nesses últimos tempos.

Porte de arma, aposentadoria especial, melhores condições de trabalho e segurança, tudo isso começou há anos e não há previsão num horizonte próximo de conseguirmos conquistar. Ao contrário: devagar muitas das coisas que já conquistamos estão sendo atacadas e retiradas, e como exemplo citamos as regras de aposentadoria, que vão prejudicar principalmente os novos servidores.

Nossa reflexão sobre tudo isso é simples: apesar de dependermos das autoridades que assinam e aprovam nossos pedidos, eles só serão levados em consideração se e quando todos nós estivermos juntos num esforço comum para torná-los realidade.

Mas não é isso que está ocorrendo, sentimos dizer. As lideranças atuais estão desgastadas, o apoio e a participação são mínimos e precisamos de pessoas novas, seja de ideias ou de idade para somar aos mais experientes na luta.

Estamos longe de alcançar o nível de mobilização ideal, e sem isso não avançaremos mais do que já avançamos. Pior: corremos o sério risco de retroceder.

Somente estar filiado à sua associação não basta. Não que não seja importante, mas também precisamos de pessoas dispostas a participar mais do dia a dia da associação e também dispostas a abdicar de um pouco do seu tempo para ir pessoalmente aos administradores, aos magistrados e aos parlamentares responsáveis pela aprovação ou não dos nossos pedidos.

Quem já está há mais tempo nessa luta sempre estará disposto a compartilhar suas experiências e vivências. É importante a renovação. Mais que importante, é necessária.

Aos colegas mais novos, além do convite para se filiarem à Aojustra, convidamos também a se candidatarem como delegados ou representantes nas atividades em defesa dos Oficiais de Justiça, e também a participar da direção da associação. 

Muitos dos novos oficiais não seguirão na carreira. Mas em qualquer outra carreira encontrarão pela frente os mesmos obstáculos, participar da sua associação neste momento os levará a ter uma experiência de luta que com certeza será necessária a um procurador da república, um juiz federal ou um delegado federal. Apesar dos níveis salarias e hierárquicos diferentes, as dificuldades são semelhantes: de um lado o governo negando e do outro lado as associações de classe pedindo o que acreditam ser direito dos seus representados.

Aos colegas mais antigos na carreira e que um dia se cansaram e desistiram, pedimos que repensem e retornem à luta. Quem ainda se dispõe a batalhar, mesmo cansado e desmotivado, sabe que só há um caminho a seguir, pois nada vai melhorar se ficarmos inertes mas com certeza vai piorar se desistirmos.

A DIRETORIA DA AOJUSTRA

AOJUSTRA - SOMOS UM SÓ CORPO COM OBJETIVOS COMUNS A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário