quinta-feira, 14 de agosto de 2014

PLANO DE SAÚDE: O QUE FAZER?

Tão logo tomamos conhecimento do aumento de 23% nos valores do plano de saúde do TRT a partir de junho, voltamos novamente a buscar alternativas no mercado para contratação coletiva, por meio da nossa Associação.
Em primeiro lugar, é importante destacar que o principal problema que temos em relação ao Plano de Saúde do TRT é quanto ao valor que é repassado pelo Tribunal, atualmente em torno de R$ 170,00. Trata-se do valor que o Tribunal pagaria para quem decidir contratar individualmente o próprio plano e é inferior ao que é pago pala maioria dos TRTs do País.
Em segundo lugar, a política atual de fiscalização dos planos de saúde coletivos está fazendo com que a maioria das empresas opte pelos planos individuais, geralmente mais caros. Para fugir das imposições em relação aos reajustes, as empresas usam com respaldo legal o cálculo da "sinistralidade", que lhes permite aumentar os valores acima dos permitidos pela Agência Nacional de Saúde.
Procurada, a empresa Qualicorp, que comercializa vários planos de saúde, demonstrou não ter interesse de manter um convênio conosco, alegando que já tem com a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp). Recebemos também uma tabela da Amil.
Quem quiser verificar os preços dos planos no convênio com a Afpesp, basta entrar no site http://www.afpespqualicorp.com.br/
Lá é possível comparar valores com o plano da Notredame, que é oferecido pelo TRT, agora reajustado em 23%.
Importante destacar que quem quiser aderir a um plano se torna automaticamente sócio da Afpesp, sem nenhum ônus.
Os valores atuais da Notredame estão na intranet, no linkhttp://intranet.trtsp.jus.br/images/pordentrodotrt/beneficios/notredame/notredame_valores_setembro.pdf
Na comparação entre os valores, verificamos que o ideal seria um plano de saúde nos moldes do que é oferecido pelo Sindiquinze aos servidores do TRT da 15a Região filiados àquele sindicado.
Os valores podem ser consultados neste site:http://www.quinzemed.com.br/
No entanto, infelizmente, este plano é acessível apenas aos filiados àquele sindicato e só é viável porque conta com mais de 5 mil beneficiados.
Lamentavelmente, nossa Associação, com pouco mais de 300 filiados, tem poder de fogo reduzido numa negociação dessa natureza.
Prometemos, porém, nos manter empenhados para buscar a elevação do valor repassado para a saúde dos servidores junto à Administração do Tribunal.

A DIRETORIA DA AOJUSTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário