segunda-feira, 29 de setembro de 2014

AOJUSTRA/SP ENTRA COM MANDADO DE INJUNÇÃO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL DE OFICIAIS DE JUSTIÇA


Com base no artigo 40, § 4o, inciso II, da Constituição da República, Aojustra/SP impetrou mandado de injunção para garantir o direito de seus associados à aposentadoria especial por atividade de risco, correspondente à execução de ordens judiciais.

Diante da ausência da lei complementar exigida, a mora legislativa se prorrogou até a atualidade, por isso a demanda demonstra que o caso se insere na possibilidade de suprimento da omissão pelo Supremo Tribunal Federal.

O advogado Rudi Cassel (Cassel & Ruzzarin Advogados) afirma que a Lei Complementar 51/85, recepcionada pela Constituição, regulamenta o benefício diferenciado apenas para policiais, enquanto o rol mais amplo previsto na Lei Maior aguarda solução legislada.

O Supremo Tribunal Federal tem aplicado a Lei 8.213/91, mas ainda é possível prevalecer a Lei 51/85 (foco principal do MI), enquanto não surgir a lei complementar, que fixa o tempo de 30 (homem) e 25 (mulher) anos no total, sendo 20 (homem) e 15 (mulher) anos na atividade de risco. 

O processo recebeu o número 6443 e tramita no Supremo Tribunal Federal.


Fonte: Cassel & Ruzzarin Advogados

Nenhum comentário:

Postar um comentário