terça-feira, 28 de setembro de 2010

ATO STF: SERVIDORES COBRAM DEFINIÇÃO SOBRE APROVAÇÃO DO PCS - Fonte Sindiquinze

                 ATO STF: SERVIDORES COBRAM DEFINIÇÃO SOBRE APROVAÇÃO DO PCS


Vindos de vários estados do país, servidores do Judiciário Federal e do MPU participaram na manhã desta terça-feira (28) de ato público em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), oportunidade em que protestaram contra a não inclusão da previsão orçamentária do PL 6613/09 na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011. Além disso, os manifestantes, por meio de palavras de ordem em defesa do PCS, reivindicaram que o ministro Cezar Peluso, presidente do STF, tome uma posição mais firme junto ao governo federal para que os dois Poderes resolvam o impasse em relação ao orçamento do novo plano de cargos e salários da categoria. Duas faixas da Fenajufe com os dizeres “Reajuste só para juízes e procuradores não é justo!” e “Peluso, Gurgel e Lula – Estamos na luta pelos PCSs até a vitória” reforçaram o protesto dos servidores.
O Sindiquinze participou da mobilização, representado pelo presidente Joaquim Castrillon, pela vice, Maria Sônia Faria, e por outros três diretores.


Segurança barra entrada de manifestantes


No início, o objetivo dos coordenadores da Fenajufe era entrar, com as faixas, no plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para mostrar ao ministro Peluso e demais membros dos CNJ a disposição dos servidores em se manterem mobilizados até que os projetos de revisão salarial sejam finalmente aprovados. No entanto, o esquema de segurança barrou a entrada dos manifestantes e também impediu que os servidores permanecessem na escada que dá acesso à porta de entrada do Supremo Tribunal Federal.
Os servidores iniciaram o ato, protestando o fato de alguns terem sido barrados na porta. Além disso, o tom da fala dos dirigentes sindicais foi de criticar a garantia da previsão orçamentária para o reajuste dos magistrados.
A coordenadora da Fenajufe, Jacqueline Albuquerque ressaltou que o ato público era uma manifestação pacífica da categoria, por uma reivindicação justa, que é a revisão salarial. “Estamos desde 2008 sem reajuste, diferente dos magistrados, que recebem aumento anualmente. A nossa reivindicação é justa e, por isso, exigimos mais respeito e esperamos que o presidente do STF nos receba ainda hoje”, pontuou a coordenadora, explicando que a Federação reivindicava uma reunião ainda nesta terça-feira (28) com o ministro Cezar Peluso.


Reunião com o DG do STF


Os coordenadores da Fenajufe Ramiro López, Iracema Pompermayer e Evilásio Dantas, enquanto o ato ocorria na porta do STF, foram recebidos pelo diretor geral Alcides Diniz. Na ocasião, os dirigentes sindicais pediram o apoio do DG para que o presidente do STF recebesse, ainda nesta terça-feira, os representantes da Federação.
De acordo com Ramiro, Alcides argumentou que uma reunião nesta terça seria difícil, uma vez que a pauta da sessão do CNJ está muita extensa e, por isso, o ministro não teria espaço para receber a Fenajufe. O representante do STF garantiu aos coordenadores da Federação que tem conversado diariamente com ministro Cezar Peluso a respeito do PCS. Segundo ele, assim que encerrar o processo eleitoral de outubro o próprio Peluso entrará em contato com o presidente Lula para tratar da revisão salarial dos servidores.
Além disso, está prevista uma audiência da Fenajufe com o presidente do STF para o dia 13 de outubro.
Os servidores encerraram a manifestação com a palavra de ordem “PCS Já!”.


SINDIQUINZE: MOBILIZADO PELA NEGOCIAÇÃO DO PCS


do Sindiquinze, Caroline P. Colombo com informações da Fenajufe

Nenhum comentário:

Postar um comentário