quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Juízes de todo Piauí poderão gravar audiências em áudio e vídeo - Fonte AMB

Assessoria de Comunicação do TJ-PI


Juízes de todo Piauí poderão gravar audiências em áudio e vídeo


Os juízes de todas as comarcas do Piauí , capital e interior, agora poderão gravar suas audiências em áudio e vídeo, garantindo mais segurança e fidelidade aos depoimentos colhidos. Um kit contendo webcam, microfones, mesa de aúdio e cabos para interface com computador serão entregues aos juízes na próxima terça-feira (05) em solenidade a ser realizada no auditório do Tribunal de Justiça do estado.


O sistema de gravação de audiências já vem sendo utilizado com sucesso na 6ª Vara Criminal de Teresina, presidida pelo juiz Raimundo Holland Queiroz, desde maio de 2009. O juiz e o consultor de informática da STIC/PRODAJUS, Francisco Magalhães Lima, travaram conhecimento com a nova tecnologia em visita ao Tribunal de Justiça do Acre, ainda em janeiro do mesmo ano.


O sistema é instalado na sala de audiências com softwares que garantem a segurança dos registros, tanto na captação quanto na armazenagem. Antes de iniciadas os trabalhos, o Juiz informa às partes quanto ao registro de interrogatórios e depoimentos através de gravação digital.


Cada depoimento é gravado com o nome do depoente e armazenado em uma pasta eletrônica que será identificada pelo número do processo. Por sua vez, a pasta contendo cada processo, e seus respectivos depoimentos gravados, é colocada em outra pasta, nomeada com a data em que as audiências foram gravadas.


Após o encerramento da audiência, o escrevente realiza a gravação dos depoimentos em formato DVD-ROM, que é identificado com o número dos autos e a data da audiência, e é anexado à contracapa dos autos em envelope apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário