sábado, 5 de março de 2011

Oficiais de Justiça e meio ambiente: Tribuna Judiciária entrevista especialista em poluição atmosférica. 0 Fonte Aojesp

Oficiais de Justiça e meio ambiente: Tribuna Judiciária entrevista especialista em poluição atmosférica.

O médico Paulo Hilário Nascimento Saldiva, Professor Titular da USP, falou dos efeitos nocivos da poluição sobre a saúde e classificou a profissão do Oficial de Justiça como “tremendamente insalubre” por conta do stress psicológico que a classe é exposta ao cumprir sua função nas ruas.
Dr. Paulo Saldiva presenteia a presidente da AOJESP com um exemplar de seu livro.

A presidente Yvone Barreiros Moreira e a equipe do jornal e programa de televisão Tribuna Judiciária estiveram nesta quinta-feira (03/03) na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para entrevistar o médico Paulo Hilário Nascimento Saldiva. Professor Titular da USP no Departamento de Patologia Disciplina Patologia Pulmonar, Saldiva coordena projetos que avaliam os níveis de poluição e toxicidade gerados por diferentes fontes emissoras. 

Por ser um crítico do abuso na utilização de automóveis nas grandes cidades, o médico cita que a cidade em que vivemos é um importante determinante da saúde e da doença. “É como se fumássemos cerca de um cigarro e meio a cada duas horas diárias parados no trânsito de São Paulo”, disse Saldiva, ressaltando que, somado ao stress social, há uma potencialização destes efeitos nocivos à nossa saúde. 


Apesar de conhecermos os altos índices de poluentes na cidade de São Paulo, nem tudo está perdido para Paulo Saldiva.

O médico cita alguns programas que deveriam ser adotados pelo governo para estimular uma melhora na qualidade de vida dos cidadãos. “Além de investir em transporte público eficiente, precisam ser criados programas de mobilidade ativa com boas calçadas para pedestres e programas com ciclofaixas”, explicou Saldiva, que é adepto da bicicleta para fazer o trajeto de casa até o trabalho, um benefício imediato para a saúde. 

Paulo Saldiva classificou também a profissão do Oficial de Justiça como “tremendamente insalubre” por conta do stress psicológico que a classe é exposta ao cumprir sua função nas ruas. 


Capa do livro “Meio Ambiente e Saúde: O desafio das metrópoles”

“Possuo profundo respeito pela classe e enfatizo a necessidade de diálogo entre a classe e a direção do Tribunal de Justiça antes que vocês adoeçam. Se o juiz tem a cabeça, vocês são as pernas e os braços da Justiça”, finalizou o médico e professor da USP. 

Não percam a primeira parte da entrevista com o Dr. Paulo Saldiva, que vai ao ar neste domingo, dia 06 de março, domingo, a partir das 19:30 horas no canal Rede Vida; e na segunda-feira, 07 de março, às 21 horas, na TV Aberta.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário