terça-feira, 3 de maio de 2011

PRESIDENTE DA AOJUSTRA, OFICIAL NEEMIAS RAMOS FREIRE, PROFERIU PALESTRA AOS COLEGAS DO TRT/10, BRASÍLIA/DF

O presidente da Associação dos Oficiais de Justiça da Justiça do Trabalho da 2ª Região (Aojustra), Neemias Ramos Freire, foi convidado a participar, como palestrante, do I Encontro dos Oficiais de Justiça do TRT 10, realizado no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, nos dias 28 e 29 de abril de 2011. 

O tema da palestra foi o Sistema informatizado de mandados judiciais, com ênfase para a experiência da Central de Mandados de São Paulo. 

Na palestra, Neemias apresentou um histórico da criação daquela que é a maior Central de Mandados do Judiciário Federal do País, com cerca de 270 Oficiais e uma média de 15 mil a 20 mil mandados recebidos por mês. 

Uma curiosidade é que a Central de Mandados de São Paulo ressuscitou uma experiência do início da Justiça do Trabalho, quando os Oficiais se reuniam na Sala dos Oficiais, onde recebiam os mandados das Juntas de Conciliação e Julgamento para cumprimento. 

Esse modelo, que perdurou desde o início da Justiça do Trabalho em 1946 até 1977, foi retomado em 1996 com a experiência das Secretarias de Execução Integrada (uma minicentral em cada prédio da Justiça do Trabalho), finalmente transformadas em Central de Mandados em 1998. 

Com o início da informatização da Central e a criação do banco de dados, a execução na Justiça do Trabalho da 2ª Região obteve avanços consideráveis, embora ainda necessite de vários ajustes. 

Com a realização do I Encontro dos Oficiais, esperamos que o TRT da 10ª Região implemente o mais rapidamente possível o seu sistema informatizado, que muito em breve poderá servir de modelo a outros Tribunais do País.

AOJUSTRA - VALORIZANDO OS OFICIAIS DE JUSTIÇA E SUA CARREIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário