domingo, 2 de outubro de 2011

A HISTÓRIA HERÓICA DA ORGANIZAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS NO BRASIL - Fonte Fenassojaf

A HISTÓRIA HERÓICA DA ORGANIZAÇÃO DOS OFICIAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS NO BRASIL

Escrito por Diretor de Comunicação   

Domingo, 02 de Outubro de 2011 13:19

Fenassojaf – Federação das Associações dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais surgiu de uma assembléia realizada por algumas associações de Oficiais de Justiça Avaliadores Federais que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 26/11/1998.

De lá para cá e em apenas 12 anos chegamos longe, conseguimos alcançar muita coisa, mas muito ainda resta para ser realizado.

Hoje os Oficiais de Justiça Avaliadores Federais estão organizados nacionalmente em todo o país. São 25 Assojafs no Brasil e o único Estado onde ainda não existe por enquanto uma associação é o de Santa Catarina.

A Fenassojaf tem sede em Brasília, Distrito Federal, conta com uma diretoria executiva, eleita a cada dois anos pelos seis delegados de cada Assojaf reunidos em assembléia.

Além da diretoria executiva existe um Conselho Fiscal e um Conselho de Ética, sendo também órgão da Fenassojaf o Conselho de Representantes, que reúne quando necessário os presidentes de Assojafs filiadas à Federação para auxiliar e assessorar a diretoria executiva em suas ações.

A Fenassojaf também mantém em caráter permanente uma assessoria parlamentar, que cuida de fazer a ligação entre a Federação e sua Diretoria Executiva e o Congresso Nacional, acompanhando a tramitação dos projetos de interesse dos Oficiais de Justiça e construindo acessos aos deputados e senadores. Também possui uma assessoria jurídica por meio de um escritório de advocacia, onde a parte legal e jurídica dos nossos interesses é debatida, dando ferramentas à Diretoria Executiva para que alcancemos nossos objetivos.

Mas a atuação da Fenassojaf extrapola os limites das lutas em defesa das reivindicações específicas dos Oficiais, e jamais descuidou da parte cultural e educacional do oficialato.

Uma parte importante da Diretoria Executiva da Fenassojaf são as diretorias regionais, em número de seis, que por meio de seus coordenadores regionais assessoram a presidência da Federação e reforçam a ligação com as Assojafs das respectivas regiões do país.

As seis coordenadorias regionais são a Coordenadoria Regional Sul, Coordenadoria Regional Sudeste, Coordenadoria Regional Centro Oeste, Coordenadoria Regional Norte, Coordenadoria Regional Nordeste I e Coordenadoria Regional Nordeste II.

Em nível regional, as coordenadorias regionais realizam, por meio das filiadas,Encontros Regionais com temas de interesse nacional e local. Também é função do Diretor Coordenador Regional representar o presidente da Fenassojaf perante as Assojafs, tribunais e parlamentares locais quando for necessária a intervenção da Fenassojaf em assuntos daquela região.

Anualmente a Fenassojaf realiza o Conojaf – Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais, que já está em sua quarta edição, indo agora para a quinta edição e anteriormente era realizado com a denominação de Enojaf – Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais. Nesses congressos nacionais são realizadas palestras e workshops onde os temas caros aos Oficiais são discutidos e debatidos, também aproveitando-se a ocasião para as assembleias e reuniões tanto da Diretoria Executiva como do Conselho de Representantes e do Conselho Fiscal da Federação e a cada dois anos a eleição para renovação da Diretoria Executiva, Conselho de Ética e Conselho Fiscal.

Por fim, a longa trajetória de organização do Oficialato Federal passa também pela nossa filiação, decidida no Encontro Nacional realizado em Gramado, em outubro de 2004, à Union Internationale de Huissiers de Justice/International Union Of Judicial Officers (União Internacional dos Oficiais de Justiça), com sede em Paris e que congrega organizações de Oficiais de Justiça no mundo todo. No ultimo Congresso Mundial da UIHJ, realizado na cidade de Marselha, França, a Fenassojaf esteve representada pelo presidente da Aojustra, Oficial Neemias Ramos Freire.

Então, o que você está esperando para se filiar à sua Associação em seu estado?

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO DA FENASSOJAF

FENASSOJAF: GUARDANDO AS MEMÓRIAS DE NOSSAS LUTAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário