domingo, 6 de novembro de 2011

Justiça desocupa local invadido no bairro Salgado Filho - Fonte Jornal Agora

Justiça desocupa local invadido no bairro Salgado Filho

Foto: Fabio Dutra
Justiça desocupa local invadido no bairro Salgado Filho
A desocupação do prédio teve início na manhã desta sexta
Uma invasão que durou cerca de 19 meses, teve um final pacífico na manhã desta sexta-feira, 4, em Rio Grande. Em cumprimento a um mandado de reintegração de posse, mais de 100 pessoas invadiram um condomínio residencial, localizado na rua Álvaro Costa, bairro Salgado Filho, foram retiradas do prédio.
Nos anos 80 e 90, o local chegou a ser conhecido como Casa do Estudante, mas hoje é chamado no meio policial como "Carandiru", pois denúncias apontavam que criminosos se refugiavam em algumas peças da construção e que alguns dos invasores também utilizavam o local para a venda e o consumo de drogas.
Segundo informações passadas pelo administrador do prédio, Joaquim Vaz Godinho, as invasões começaram em 2010, entre os meses de março e abril. O complexo residencial, de dois andares, é composto de 61 apartamentos, dos quais 52 tinham sido invadidos.
Com a determinação da reintegração de posse, ao longo da última semana, os ocupantes foram comunicados que seriam despejados na sexta-feira, 4. A remoção dos invasores teve início pela manhã, por volta das 9h30min, e prosseguiu pela tarde. Para a retirada das famílias e seus pertences, o administrador do prédio disponibilizou dois caminhões.
Toda a ação, foi comandada por um oficial de Justiça e acompanhada por aproximadamente 30 policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Conselho Tutelar e Promotoria.
Durante a ação algumas pessoas relataram que não tinham para onde ir, mas, mesmo assim, não tumultuaram. Entre as pessoas retiradas, uma mulher identificada como Juliana Pereira, mãe de duas meninas, disse que só não iria ficar desabrigada, porque iria morar com sua mãe no bairro Getúlio Vargas.
O administrador do prédio, Joaquim Godinho, informou que com a retirada dos invasores, uma empresa de segurança particular foi contratada para fazer a segurança 24 horas do prédio.
Godinho, também, informou que eles estão em negociação para alugar o prédio para uma empresa, que está responsável para arrumar alojamentos para os funcionários do Polo Naval. 
Por Patrick Chivanski
patrick@jornalagora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário