terça-feira, 2 de junho de 2009

MANUAL DE CONSULTA AO OFICIAL DE JUSTIÇA - IDÉIAS VERDADEIRAS E PRÁTICAS PARA EVITAR MAL-ENTENDIDOS

MANUAL DE CONSULTA AO OFICIAL DE JUSTIÇA
- IDÉIAS VERDADEIRAS E PRÁTICAS PARA EVITAR MAL-ENTENDIDOS:

01. O OFICIAL DE JUSTIÇA dorme. Parece mentira, mas OFICIAL DE JUSTIÇA também precisa de dormir como qualquer pessoa. Não o acorde sem necessidade! Esqueça que ele tem telefone em casa, ligue só para escritório.

02. O OFICIAL DE JUSTIÇA come. Parece inacreditável, mas é verdade, o OFICIAL DE JUSTIÇA também precisa de se alimentar, e há horas para isso.

03. O OFICIAL DE JUSTIÇA pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: Mesmo sendo um OFICIAL DE JUSTIÇA , enquanto pessoa, precisa de descansar no fim de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si próprio, sem pensar ou falar sobre processos, audiências, etc.

04. O OFICIAL DE JUSTIÇA precisa de dinheiro. Por essa não esperava, não é? É surpreendente, mas O OFICIAL DE JUSTIÇA também paga impostos, paga a casa, compra comida, precisa de combustível, roupas, sapatos, remédios, etc. Então não espere que ele trabalhe e faça a parte do advogado quando solicitar justiça gratuita, não espere que ele tire do próprio bolso para que O ADVOGADO ganhe honorários.

05. Não é possível lembrar de todos 1.500 mandados em posse do OFICIAL DE JUSTIÇA pelo telefone. É preciso comentar?

06. O OFICIAL DE JUSTIÇA não é vidente. O OFICIAL DE JUSTIÇA não se licenciou em Ciências Ocultas, não joga tarô e nem tem uma bola de cristal. Se quer um milagre, trabalhe voce, faça o papel que compete ao ADVOGADO, faça buscas junto aos cartorios, registro civil, Detran, receita federal e outros, INDIQUE BENS que sejam verdadeiramente do devedor.

07. Em reuniões de amigos ou festas de família, O OFICIAL DE JUSTIÇA deixa de ser OFICIAL DE JUSTIÇA e reassume o seu lugar de amigo ou parente, exatamente como era antes de acabar o concurso. Não lhe peça conselhos sobre como recuperar dinheiro emprestado, intentar uma ação de alimentos, uma ação de despejo de "inquilino" em mora, intuir sobre resultados de um processo. Pior ainda, não lhe peça dicas sobre ações a tomar, após expor-lhe os fatos, o lugar é impróprio, não acha?

08. O OFICIAL DE JUSTIÇA não escreve um papel qualquer. Qualquer certidão ou outra peça processual é uma descrição dos seus atributos e tem de ser pensado, estudado, analisado para uma melhor analise judicial, não tem como ser sucinta, demanda tempo.

09. Quanto ao uso do Celular: o Celular é uma ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas se for necessário. Fora do horário de expediente, por muito que duvide, O OFICIAL DE JUSTIÇA pode estar fazendo alguma coisa que todos fazem, como dormir, dar explicações aos filhos, namorar, etc.

10. Nas situações descritas, O OFICIAL DE JUSTIÇA pode atender? Sim, pode atender desde que seja pago para isso. É desnecessário dizer que nesses casos o atendimento tem um custo adicional, como em qualquer outro tipo de prestação de serviços fora do horário normal, mas os tribunais não pagam hora extra e nem TIDE, então por favor se toquem, a sua urgência não é necessariamente a nossa.

11. Antes de ir a sala dos oficiais: veja se temos tempo para atendê-lo, agende uma hora. A sala dos oficiais serve para certificarmos as diligências. Exige-se tempo e dedicação exclusiva. Se o tribunal não contrata mais funcionários e existe acúmulo de mandados, reclame no tribunal ou na OAB, fazemos somente o possível dentro das possibilidades humanas.

12. Quando se diz que o horário de trabalho e das 6 às 20 horas, não significa que o OFICIAL DE JUSTIÇA irá trabalhar durante todo esse período (a lei fala, PODERÁ, discricionariedade do OFICIAL DE JUSTIÇA), somos funcionários comuns, não recebemos horas extras ou função gratificada, nossa carga horária é 40 horas semanais, e aprendam nobres ADVOGADOS, o parágrafo 172 não é superior ao artigo V da Constituição Federal, então domicilio e inviolável à noite, mesmo !!!!!!!.

13. Aos devedores, executados e afins, durante a diligência, basta que esteja presente o devedor que deve responder somente às perguntas feitas pelo OFICIAL DE JUSTIÇA. Os OFICIAIS DE JUSTIÇA não são advogados, caso queira um, procure-o voce, não temos obrigação de lhe fornecer advocacia gratuita, mesmo sendo juizados especiais, crime ou família.

14. E finalmente, O OFICIAL DE JUSTIÇA também é filho de DEUS e não filho da p...

Nenhum comentário:

Postar um comentário