sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

DIREITO - OFICIAL DE JUSTIÇA: O TRABALHO - Fonte blog Paulo Monteiro

DIREITO - OFICIAL DE JUSTIÇA: O TRABALHO

TIPOS DE TRABALHO

O trabalho é vida. O trabalho é sobrevivência. O trabalho é dignidade.

Em algum lugar alguém já formulou o seguinte exercício de raciocíno: “águas paradas tendem a feder”. O trabalho que o homem executa na sociedade tem muitas definições que atendem às peculiaridades de cada tarefa e com o Oficial de Justiça não é diferente.

Em muitas ocasiões esse operador do direito se depara com diversos tipos de trabalhos que se nos apresentam como solitários, áridos, duros, insensíveis, desagradáveis, pouco amenos e de compreensão difícil.

Aqui é preciso que o Oficial de Justiça fique atento para procurar implementar sempre a excelência na qualidade no exercício da função e na prática de todos os atos elencados no rol das atribuições e com isso evitar as nulidades e repetição dos atos judiciais. 

A desídia, portanto, deve ser energicamente repelida pela nefasta extensão dos efeitos que a todos causa sendo, inclusive, uma forma de desonestidade.

A partir daí, evitar as tarefas inúteis é outra imposição necessária. Neste caso, devem ser observadas as do tipo que nunca ficam prontas porque é sempre necessário recomeçá-las, o que nos remete à figura do Trabalho de Sísifo, que dentro da mitologia grega, de tanto aprontar fora condenado a empurrar uma enorme pedra e ao chegar no alto da montanha a pedra lhe escapava e rolava ladeira abaixo, e indefinidamente tudo recomeçava.

Ainda no nosso mundo ocidental, atribui-se conceituação interessante a outros tipos de trabalho, tais como:

a) Diz-se que um trabalho é beneditino quando exige muita paciência;

b) Que é um trabalho de sapa (Sent. Fig. Trabalho de sapa, trama, atuação oculta e ardilosa com o propósito de minar, de fazer frustrar empreendimento de outrem, in Aurélio Dicionário Português) as ações ocultas, as tramas e as conspirações; 

c) denomina-se trabalho de Hércules a uma tarefa demasiada difícil e pesada, em referência direta aos feitos do herói na mitologia grega.

Logo, disso tudo, é razoável concluir-se que o Oficial de Justiça deve ter cuidado ao elencar as prioridades, identificar os tipos de trabalho e rejeitar, de plano, a desídia, as tramas e as conspirações que surgirem como pedras no caminho a ser percorrido. 

E aqui vale a pena lembrar certa passagem quixotesca que conceitua o trabalho como uma espécie de batalha cujo enfrentamento e resultado ou joga o guerreiro à lama ou o eleva às alturas.

Paulo Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário