segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PEC dá direito de voto a servidores em eleições nos tribunais - Fonte Anajustra

PEC dá direito de voto a servidores em eleições nos tribunais


17/01/11 - 08h28


A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 526/10, do deputado Vicentinho (PT-SP), que garante direito de voto a servidores efetivos e juízes de direito na escolha dos integrantes dos órgãos de direção dos tribunais de justiça.


Vicentinho argumenta que o objetivo da iniciativa é “democratizar as eleições dos integrantes da administração dos tribunais, uma vez que suas decisões afetam a vida de milhares de servidores". Ele acrescenta que a intenção não é retirar a prerrogativa do conjunto dos magistrados nos processos de escolha desses órgãos, mas incluir os servidores e juízes de direito que façam parte dos seus quadros.


As regras para a participação dos servidores e juízes, de acordo com a proposta, serão definida pelos regimentos internos dos tribunais.


Tramitação


A PEC será arquivada pela Mesa Diretora no dia 31 de janeiro, por causa do fim da legislatura. Entretanto, como o autor foi reeleito, poderá desarquivá-la. A PEC então terá sua admissibilidade analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será formada uma comissão especial para examiná-la, antes da votação em dois turnos pelo Plenário.


Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário