domingo, 18 de setembro de 2011

OFICIAL DE JUSTIÇA DE NATAL PALESTRA SOBRE CENTRAL DE MANDADOS EM SALVADOR - Fonte Aojern

OFICIAL DE JUSTIÇA DE NATAL PALESTRA SOBRE CENTRAL DE MANDADOS EM SALVADOR

16/9/2011 - Na última segunda-feira (12/09) o Sinpojud promoveu plenária com os oficiais de justiça da capital sobre a Central de Cumprimento de Mandados no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia. A diretoria executiva do Sinpojud juntamente com oficiais de justiça da capital assistiu palestra sobre a Central de Cumprimento de Mandado – CCM com o coordenador da CCM de Natal/RN, Valdomiro Diniz.

O objetivo da plenária e da palestra foi de apresentar o modelo de Central de Mandados já implantado em Natal, pois o TJBA anunciou a implantação dessa central na capital, sem haver a participação do sindicato e dos oficiais de justiça.

O palestrante Valdomiro Diniz trouxe sua experiência como coordenador da Central de Mandados e de oficial de justiça. A palestra foi bastante ilustrativa com apresentação de slides, dados e do sistema de informática implantado em Natal. Diniz reforçou a importância do oficial de justiça no Brasil: “O oficial de justiça é o longa manus do juiz, ou seja, os executores do trabalho dos juízes nas ruas”, conclui Diniz.

Pela tarde no auditório do TJBA, os diretores do Sinpojud juntamente com oficiais de justiça contaram com a presença de a juíza Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça - CCJ, Dr.ª Maria Mercês Mattos Miranda Neves, Dr. Mário Jatobá, chefe da assessoria jurídica e Dr. Fábio Moura, chefe de gabinete da CCJ. Drª Mª Mercês é responsável pela implantação da Central de Mandados na capital.

O encontro foi para que a juíza juntamente com os chefes da CCJ retirasse as dúvidas dos oficiais de justiça sobre a implantação da central na comarca de Salvador. Drª Mª Mercês esclareceu que ainda não tem data confirmada para implantação da central, mas que provavelmente acontecerá no dia 29 de setembro. A demora é devido a pendência na licitação do certificado digital que terá um setor de impressões.

A juíza Mª Mercês informou que a implantação da Central é um objetivo da corregedoria desde inicio da gestão, além da realização de capacitação para que todos os oficiais de justiça saibam trabalhar em todas as áreas como crime, cível, fazenda pública entre outras. “O oficial de justiça terá mais liberdade para desenvolver seu trabalho, evitando problemas e melhorando a prestação jurisdicional”, afirmou Mercês.

Os diretores do Sinpojud reforçaram a idéia da criação da Central de Cumprimento de Mandados na capital. Para a presidente do Sinpojud, Maria José Silva - Zezé a iniciativa do Sinpojud em realizar esta plenária foi para esclarecer as dúvidas dos oficiais de justiça sobre a implantação da central de mandados e defende: “Mais uma vez o Sinpojud sai na frente na luta e na defesa do servidor, este encontro serviu para esclarecer que a central de mandados trará benefícios aos oficiais na realização de suas tarefas e vamos continuar insistindo a participação do sindicato e dos servidores na construção desta central de mandados”, pontuou Zezé.

O diretor de mobilização e formação sindical do Sinpojud, Samuel Nonato defendeu que a Central de Mandados poderá trazer isonomia com os serviços mais coesos na prestação jurisdicional. “A plenária de hoje serviu para reunir os oficiais de justiça da capital e esclarecer o que será feito na central de mandados, é muito importante que o nosso sindicato realize estas discussões com os servidores”, expôs Nonato.

Fonte: Saite do Sinpojud e da Fenajud

Nenhum comentário:

Postar um comentário