terça-feira, 14 de setembro de 2010

Foro da Tristeza perde o ganso Chico - Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Su - Fonte Jus Brasil


Foro da Tristeza perde o ganso Chico

Extraído de: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Morreu na madrugada de hoje (14/9) o ganso Chico do Foro Regional da Tristeza (Av. Otto Niemeyer, nº 2000). Ele tinha 29 anos e pertencia ao anterior proprietário da casa que abrigava o antigo Foro da Tristeza, o artista Arthur Guarisse. O ganso sinaleiro africano foi doado no momento em que o Judiciário passou a ocupar a casa, na Rua Landel de Moura. Nos últimos tempos, o animal estava doente em razão da idade. Sofria de reumatismo e estava com o coração fraco.

A despedida do animal foi feita na manhã desta segunda-feira. Chico foi enterrado no jardim do estacionamento do Foro, local que habitava junto a sua companheira, a gansa branca Gisa. O lago também abriga uma marreca piadeira, uma tartaruga e peixes ornamentais. Posteriormente, será colocada uma placa em homenagem ao animal.

A Oficial Escrevente da Supervisão do Foro Maria de Lurdes Paes afirma que todos estão convalescidos. "O sentimento é de tristeza, mas tudo tem seu momento e foi melhor assim do que vê-lo sofrer. Tínhamos muito carinho por ele", lamenta. O ganso era tão querido pelos servidores que eles até se ofereciam para medicá-lo no final de semana. Ele era acompanhado por um veterinário voluntário e alimentado pela administração do Foro e pelos funcionários.

A Oficial contou que o animal conhecia o barulho do carro dos funcionários que lhe traziam folhas verdes. Ele ficava no estacionamento do Foro, onde há bancos, árvores, flores e um laguinho habitado pelos peixes.

Gisa

A gansa branca Gisa foi um presente do pai do Juiz Alex Custódio, Supervisor do Foro. Ela chegou no Foro em agosto do ano passado para alegrar Chico, que estava sozinho. O nome é uma referência à modelo Gisele Bündchen e foi escolhido em razão do modo com que a gansa caminha. Ela anda como se estivesse desfilando.

Gil

Já a marreca piadeira Gil caiu quando estava voando sobre a casa de um dos servidores do local, que pediu autorização para deixar o animal no pátio do Foro junto com os outros. Ela habita o local há sete anos. A servidora Maria de Lurdes observa que, apesar de jamais terem sido cortadas as asas de Gisa, que tem capacidade de alçar vôo, ela nunca foi embora.

Tartaruga

A tartaruga também foi doada ao Foro, após ser encontrada atravessando a avenida próxima ao Beira-Rio.

Gansos no Foro Regional da Tristeza

Chico foi o último a resistir. Antes de Gisa, ele era acompanhado pela namorada Chica e pelo amigo Fredi.

Autor: Jaíne de Almeida Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário