quinta-feira, 14 de julho de 2011

Oficiais de Justiça na prefeitura - Escândalo político marca os seis meses da tragédia em Nova Friburgo - Fonte NI novaimprensa

Documentos contendo informações sobre o uso de verbas públicas são confiscados por oficiais da Justiça Federal

Escândalo político marca os seis meses da tragédia em Nova Friburgo

Por Matheus Oliveira

Após Ministério Público Federal ter encaminhado uma ação de improbidade administrativa à Justiça, esta expediu mandado de busca e apreensão de documentos na Prefeitura Municipal de Nova Friburgo para investigar o destino das verbas federais enviadas a cidade na época da tragédia.

E por volta das nove horas da manhã desta terça-feira, dia 12, oficiais da Justiça Federal, acompanhados de agentes da Polícia Federal e integrantes da Polícia Militar, entraram no prédio da prefeitura para cumprirem a determinação da Justiça e apreenderem os documentos que continham contratos de prestação de serviços de Nova Friburgo, mudando a rotina do local e criando uma grande movimentação em frente ao prédio do poder Executivo.

Durante toda a manhã e início da tarde os oficiais vistoriaram salas, como o Departamento de Despesas e o gabinete do Prefeito para recolherem materiais que ajudassem o Ministério Público a investigar de que forma foi gasto o dinheiro enviado para a cidade, tendo em vista que seis meses após a tragédia pouco foi feito e a Prefeitura não presta esclarecimentos de onde investiu este dinheiro.

Por volta das 13h, os agentes federais deixaram a Prefeitura com o material necessário para apurar possíveis irregularidades. O agente da Justiça Federal, Cristiano Jardim, falou sobre o destino deste material: “Esses documentos são relativos ao acontecido em janeiro para se esclarecer como foi gasto as verbas da União enviadas para a cidade. Estes mesmos documentos serão enviados ao Ministério Público Federal conforme o mandado de busca e apreensão. A Justiça Federal irá emitir uma nota à imprensa esclarecendo os motivos desta ação”.

Em entrevista exclusiva, o deputado federal Glauber Braga falou a equipe do Nova Imprensa sobre a situação vivida pelo município: “Manifesto todo o meu apoio a ação da Justiça Federal na prefeitura, pois esperamos que os fatos sejam apurados e se houver culpados, estes possam ser punidos. É muito triste saber que alguém tenha se aproveitado desta situação trágica que nossa cidade enfrenta”. Glauber ainda falou sobre as mediadas que pretende adotar para ajudar Nova Friburgo: “Pedi para a presidente Dilma que possamos criar um órgão fiscalizador das contas na região serrana, complementando estas investigações feitas pelo Ministério Público Federal.”

Já a Prefeitura através de nota oficial assinada por José Ricardo Carvalho Lima, secretário de Governo, esclareceu os acontecimentos da última terça-feira, dizendo que as portas da Prefeitura sempre estarão abertas para fornecer todos os documento necessários para mostrar a transparência da gestão pública neste caso.

Veja na íntegra a nota oficial enviada pela Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, assinada pelo secretário de Governo, José Ricardo Carvalho Lima.

“Em virtude da movimentação de oficiais da Justiça Federal nesta manhã, dia 12 de julho de 2011, na sede da Prefeitura Municipal, esclarece-se o seguinte: Em entrevista coletiva concedida à imprensa na tarde de ontem, dia 11, o Prefeito Municipal Dermeval Neto convidou os responsáveis pela fiscalização das verbas liberadas pelo Governo Federal, para atendimento às ações emergenciais relativas ao evento climático de janeiro passado, para examinar toda a documentação e respectivos processos sobre o tema.

Pretendia, em face da divulgação de informações veiculadas em jornal de grande circulação, a respeito de supostas irregularidades ocorridas em outros municípios, demonstrar que, apesar de citado naquela reportagem, Nova Friburgo preza pela transparência do seu trabalho e, assim, deixa às autoridades da área federal suas portas e arquivos abertos para qualquer tipo de aferição e esclarecimentos.

Portanto, entendemos como natural e pertinente a presença das referidas autoridades na sede da Prefeitura, em especial nas secretarias responsáveis pelos trâmites administrativos correspondentes, tendo sido fornecido na oportunidade todos os documentos para exame e conferência”.


Fotos: Matheus Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário