quinta-feira, 14 de julho de 2011

RJ: Oficiais cumprem mandados de busca na Prefeitura de Nova Friburgo - Fonte Jornal Nacional


Edição do dia 12/07/2011
12/07/2011 21h28 - Atualizado em 12/07/2011 21h28

RJ: Oficiais cumprem mandados de busca na Prefeitura de Nova Friburgo

O MPF pediu afastamento do prefeito em exercício e do procurador-geral do município para evitar que fabriquem e destruam documentos que possam esclarecer irregularidades nos gastos de verbas repassadas depois da tragédia das chuvas, em janeiro.


Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, oficiais de justiça cumpriram mandados de busca e apreensão dentro da prefeitura. O Ministério Público Federal investiga irregularidades nos gastos de verbas repassadas para a reconstrução da cidade depois da tragédia das chuvas, em janeiro.
A devassa na Prefeitura de Nova Friburgo aconteceu em uma data marcante: exatos seis meses depois da enxurrada que destruiu parte da cidade. Oficiais da Justiça Federal, com apoio de policiais federais, cumpriram mandado de busca e apreensão de documentos.
Os processos, que mostram como foi a contratação de empresas que trabalham na reconstrução do município, vão permitir a fiscalização do dinheiro repassado e dos serviços executados. Somente da União, Nova Friburgo recebeu R$ 10 milhões.
Antes da operação, o Ministério Público Federal afirma ter requisitado dez vezes os documentos à Prefeitura de Nova Friburgo. De 40 contratos, apenas15 foram apresentados. Alguns já foram analisados e, segundo, procuradores há indícios de que os documentos possam ter sido forjados para comprovar gastos irregulares.
O Ministério Público Federal pediu o afastamento do prefeito em exercício e também do procurador-geral do município para evitar que fabriquem e destruam documentos que possam esclarecer os fatos. A Justiça negou, mas os procuradores vão recorrer.
“O nosso temor no MPF é de que eles continuem forjando processos, forjando documentos e montando processos para que possam justificar os gastos desses R$ 10 milhões que ninguém sabe onde foram parar”, declarou o procurador Jessé Ambrosio dos Santos.
O Ministério Público Federal também investiga denúncias de corrupção e irregularidades em Teresópolis, outra cidade devastada pelas chuvas.
Em Nova Friburgo, no início da noite, centenas de moradores fizeram uma passeata para cobrar transparência da prefeitura.
“Tem muito dinheiro para empreiteiro, mas não tem obra”, destacou uma moradora.
A Prefeitura de Nova Friburgo afirma que encaminhou os documentos ao Ministério Público Federal no prazo previsto em lei e nega irregularidades nos gastos do dinheiro repassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário