quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Campanha pelo PCS terá ato nacional no STF nesta quarta e mais adesões à greve
 
O movimento nacional dos servidores do Judiciário Federal e do MPU contra o congelamento salarial terá uma semana de protesto em Brasília, manifestações em pelo menos 16 estados e perspectiva de audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluso.

Para São Paulo, na quinta-feira (25), estão sendo convocados atos públicos no TRF-3 e no Fórum Trabalhista da Barra Funda, ambos entre 13h e 15h. Em Santos, o protesto será em frente à Justiça Federal, das 12h às 14h. Todas as manifestações serão seguidas de assembleias.

A greve iniciada no dia 17 envolvendo sete estados deverá ganhar esta semana as adesões do Maranhão, no dia 23, e do Rio de Janeiro, Pará e Amapá no dia 25. Também haverá paralisações em Minas Gerais e no Piauí. É possível que mais setores da categoria entrem na greve por tempo indeterminado ao longo da semana.

Até o momento segue confirmada a audiência do presidente do STF, Cezar Peluso, com representantes da federação nacional (Fenajufe), na quinta-feira (25). Na véspera, dia 24, haverá um ato público pela aprovação da revisão do plano de cargos em frente ao STF, a partir das 15 horas.

A direção do STF ainda não informou se já está marcada a reunião de Peluso com o presidente Lula. Segundo informou a dirigentes da Fenajufe o diretor-geral do STF Alcides Diniz, a audiência já teria sido solicitada. Os servidores querem que o presidente do Supremo cobre de Lula o acordo que teria sido firmado entre eles, segundo o qual após as eleições as negociações em torno da aprovação do PL 6613/2009, que revisa o PCS, seriam retomadas.

Passados 23 dias do segundo turno, não houve qualquer pronunciamento por parte do governo neste sentido. Ao contrário, a primeira semana após a eleição foi marcada por uma enxurrada de declarações do ministro do Planejamento e de outros setores do governo contrárias ao projeto de lei.

Por Hélcio Duarte Filho,
jornalista do LutaFenajufe, especial para o Sintrajud

Nenhum comentário:

Postar um comentário