Secretaria de Tecnologia da Informação - TRT 2ª Região
Senhoras e Senhores,
A Secretaria de Tecnologia da Informação está trabalhando, nos
últimos meses, em várias frentes voltadas a melhorar o desempenho do
ambiente computacional do TRT da 2ª Região, dentre as quais a instalação
de novos equipamentos centrais, a adoção de novas soluções de segurança
e a atualização de sistemas. Os equipamentos centrais que sediam os
sistemas processuais e o site do TRT agora possuem capacidade de
armazenamento e performance muito superior às existentes até poucos dias
atrás.
Entretanto, a instalação desses novos equipamentos não pode ser
comparada à instalação de um microcomputador. Disponibilizar o novo
ambiente foi operação extremamente complexa que ensejou, inclusive, a
necessidade de reescrever diversos "programas" pois utilizavam uma
"linguagem" que foi descontinuada na nova configuração.
Sabedores da responsabilidade (tendo em vista que não se tratava de
uma operação simples), solicitamos a convocação de usuários de todas as
unidades para a execução de testes entre 14 e 22/out (para testar, antes
de colocar em produção, as funcionalidades reescritas e as inalteradas);
_com a Central de Mandados não foi diferente_. _O módulo foi testado_
pelo seu Coordenador e alguns dos problemas que agora os Oficiais
manifestam não foram percebidos pelo representante da unidade pois
muitas vezes o usuário não consegue prever todas as situações possíveis
quando em ambiente de testes.
Mudança é a saída de um estado para outro diferente que
dificilmente se dá por um caminho linear. Mudanças causam transtornos e,
infelizmente, é isso que os usuários dos sistemas e equipamentos deste
TRT estão vivenciando. Assim, entendo ser necessário informar que
estamos dedicados a recepcionar os relatos de problemas e, tenham
certeza, dedicados também a resolvê-los. Todos os relatos de falhas que
chegam até esta Secretaria estão sendo analisados na medida da
disponibilidade da equipe, que é voltada para atender um universo
superior a 5 mil usuários internos, dezenas de sistemas, centenas de
módulos, incontáveis usuários externos (advogados e partes). Estamos a
serviço do maior Tribunal trabalhista do país, que atende um universo
superior a 11 milhões de pessoas e padecemos de insuficiência de quadros
da mesma forma que as demais unidades do órgão; infelizmente não
conseguimos atender a todos no exato momento ou com a velocidade que
desejam.
Por todo o exposto, peço a gentileza de utilizarem o formulário de
abertura de chamados (na intranet, conforme destaque abaixo) sempre que
se depararem com algum problema técnico, caso não queiram ou não possam
se manifestar diretamente ao Helpdesk (telefone 3525-9191).
Com a abertura de chamados podemos encaminhar os relatos às equipes
responsáveis por aquele módulo/equipamento/sistema, podemos gerenciar
melhor a fila de demandas, temos a medida do impacto de um problema,
podemos adotar soluções alternativas, acionar fornecedores diferentes
conforme o problema detectado, dentre outras ações, e isso também nos
permite dar um retorno pontual da solução adotada (temporária ou
definitiva) para cada chamado registrado, o que vem sendo feito com
empenho pela Coordenadora do módulo da Central de Mandados.
Em relação às mensagens encaminhadas pela Oficial Ione, estou
direcionando a íntegra de todas as manifestações para a equipe
responsável pelo módulo da CM para que analisem e, posteriormente,
enviem um posicionamento diretamente ao Coordenador da CM.
Reiterando a disposição em cumprir a missão da Setin (/Prover
soluções tecnológicas utilizando recursos de excelência que viabilizem o
cumprimento da missão do TRT da 2ª Região/), peço sinceras desculpas
pelos transtornos causados e espero contar com a colaboração e
compreensão dos colegas.
Atenciosamente,
Telma Ferreira Rocha
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