sábado, 20 de novembro de 2010

Puccinelli se ‘auto-intima’ para escapar de oficial de Justiça em eventos públicos - Fonte Midianews

Puccinelli se ‘auto-intima’ para escapar de oficial de Justiça em eventos públicos


Valdelice Bonifácio e Alessandra de Souza


O governador André Puccinelli (PMDB) se auto-intimou da ação movida contra ele pelo ex-deputado estadual Semy Ferraz (PT) que cobra reparação no valor de R$ 2 milhões por danos eleitorais no pleito de 2006. Outro nome processado, o ex-secretário de Obras Edson Giroto, eleito deputado federal pelo PR, em outubro, ainda não foi localizado pelos oficiais de Justiça.
Conforme Semy Ferraz que veio a Campo Grande para verificar o andamento do processo, nesta semana advogados de Puccinelli estiveram no Fórum de Campo Grande e fizeram a auto-intimação ao aceitar a citação do processo.


Com a atitude, o governador que há meses não era encontrado por oficiais encarregados de entregar a citação, evitou ser intimado em eventos públicos dos quais tem participado para lançamento de obras ou assinaturas de convênios.


Também envolvido na ação, o filho do governador, o advogado André Puccinelli Jr já foi citado pelos oficiais de Justiça no escritório dele em Campo Grande. Agora, pai e filho têm prazo de 30 dias para manifestação inicial no processo.


Já Giroto, pela terceira vez, não foi encontrado nas diligências dos oficiais de Justiça. “Perguntei no Forum se eu teria que pagar mais uma diligência. Me disseram que eu posso oferecer condução ao oficial de Justiça ao invés de pagar mais uma vez. Vou conversar com meu advogado para decidir o que eu devo fazer”, mencionou.


Semy que tinha ameaçado acionar o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) contra a Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul por não conseguir notificar as autoridades agora repensará a atitude, uma vez que o governador já se auto-intimou.


Em relação a Giroto, Semy discutirá com seu advogado uma outra estratégia para notificá-lo do processo. “Estou pensando em citá-lo no dia da diplomação do TRE-MS [Tribunal Regional Eleitoral]. Com certeza, ele vai estar lá”, planeja.


A cerimônia da diplomação está marcada para o dia 18 de dezembro e deve ser feita no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Horário e detalhes da solenidade ainda não foram divulgados pela Justiça Eleitoral. No próximo dia 29, o CNJ realizará inspeção no Judiciário de Mato Grosso do Sul após denúncias de corrupção envolvendo membros dos três poderes do Estado. Semy diz que ainda não sabe se participará da audiência pública a ser realizada pelo conselho para ouvir a comunidade local.


Operação Vintém


O ex-parlamentar alega que o governador e Giroto lhe causaram danos nas eleições de 2006. Na ocasião, a Operação Vintém da Polícia Federal constatou suposta denúncia falsa de crimes eleitorais que teria sido feita por André Puccinelli Junior, Girotto, que na época era secretário municipal de obras da Capital, Mirched Jafar Junior e Edmilson Rosa.


A acusação no processo é de que os quatro teriam forjado denúncias junto a Justiça Eleitoral e a Polícia Federal de compra de votos. Na época foram apreendidos inúmeros ‘santinhos’ do candidato grampeados com notas de R$ 20 que teriam sido colocados no carro de um assessor de Semy para supostamente forjar um flagrante. A “Operação Vintém” também investiga a possível aplicação de recursos não-declarados para campanha eleitoral.


“Eu perdi aquelas eleições, minha carreira política foi prejudicada. Eu tive que mudar para o Acre para conseguir emprego”, relembra o ex-deputado que atualmente é diretor-presidente do Saerb (Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco). Saiba mais sobre Operação Vintém nas notícias relacionadas.


Saiba mais sobre a Operação Vintém nas notícias relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário