quarta-feira, 23 de junho de 2010

Greve faz STF buscar negociações e reunião com Lula será nesta sexta

23/6/2010 às: 23:17:19

Greve faz STF buscar negociações e reunião com Lula será nesta sexta

Nova assembleia estadual para avaliar as negociações será na segunda, 28, no TRF, às 11 horas


A greve completa 50 dias nesta quinta, 24. As negociações estão avançando fruto da mobilização da categoria que está firme na luta. No início da paralisação o governo não queria nem discutir o PCS, depois de muita pressão, está marcada para esta sexta-feira, dia 25, reunião entre o presidente Lula e o presidente do STF, Cezar Peluso. O resultado da conversa vai depender da mobilização dos servidores que têm que mostrar ainda mais determinação nessa reta final.

Nesta quarta, Peluso recebeu o presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, Pepe Vargas (PT-RS) para conversar sobre o PL 6613. Na reunião Peluso defendeu a aprovação do PL e mencionou que a greve no Judiciário está incomodando e que é preciso buscar uma solução para o problema.

Os deputados teriam dito ao ministro que estão dispostos a ajudar na negociação que leve a um acordo orçamentário para o PCS. Os deputados teriam dito também que é tecnicamente possível viabilizar o projeto para 2010, por meio de uma emenda ao orçamento, mas que, para isso, seria necessário um acordo político.

Para o diretor do Sintrajud e da Fenajufe, Antonio Melquiades, Melqui, dois aspectos devem ser destacados da reunião do presidente do STF com os deputados da Comissão de Finanças: o fato de a possibilidade de o projeto começar a vigorar ainda este ano ter sido levantada e as referências de Peluso à paralisação da categoria. “Mostra que a greve é importante e incomoda”, diz.

Mas, a reunião que estava prevista com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, acabou não acontecendo, porque o ministro foi para o Nordeste com o presidente Lula, segundo informou sua assessoria.

“Agora vamos acompanhar a reunião de Lula com Peluso. Não podemos esmorecer nessa reta final. Mas Além da pressão em Brasília é preciso a unidade dos servidores em todo país para mostrar a força da nossa categoria”, ressaltou Melqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário