terça-feira, 22 de junho de 2010

Segundo STF, Peluso reúne-se amanhã com governo. É hora de aumentar a mobilização - Fonte/Sintrajud

Segundo STF, Peluso reúne-se amanhã com governo. É hora de aumentar a mobilização

Em semana de atos e vigílias em Brasília, STF informa que Peluso se reunirá nesta quarta com Planejamento; e que encontro com Lula já estaria agendado

A direção do STF informou ao Comando Nacional de Greve que o ministro Cezar Peluso se reunirá nesta quarta-feira (23) com Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, para tratar do PCS-4. A notícia foi repassada ao diretor do Sintrajud e da Fenajufe, Antonio Melquíades, Melqui, pelo secretário de Recursos Humanos do Supremo, Amarildo Oliveira.

O secretário também informou a Melqui, que é um dos servidores escolhidos pelo Comando de Greve para intermediar as negociações, que o encontro entre Peluso e o presidente Lula já estaria agendado para esta semana. Amarildo, porém, não soube dizer o dia da reunião, que foi solicitada oficialmente pelo STF à Presidência da República no final da semana passada.
Mobilização em Brasília

As duas reuniões estão previstas para ocorrer numa semana em que a greve nacional da categoria faz a mais longa "visita" a Brasília desde o início da paralisação, no dia 6 de maio.

Começa na tarde desta terça-feira, e deve se estender até as primeiras horas da noite, uma vigília dos servidores em frente ao STF. Antes, haverá um ato no TST.
Caravanas e representações dos servidores em greve em diversos estados do país encontram-se em Brasília para participar dos protestos e aumentar a pressão sobre o STF, o Planalto e o Congresso Nacional.

Na quarta-feira, a vigília deverá ser retomada. Há ainda a possibilidade de os servidores se deslocarem para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde três agravos da federação contra liminares contrárias à greve entraram na pauta da sessão do órgão.

O Comando Nacional de Greve deverá ainda avaliar as possibilidades de manutenção das manifestações em Brasília também na quinta-feira. Pelo menos parte das delegações foi a Brasília com a previsão de permanecer até este dia.
Embora as duas reuniões de negociações entre o STF e o governo tenham sido informadas pelo secretário de RH, ainda pairam dúvidas sobre elas.

O encontro entre Paulo Bernardo e Peluso foi marcado após uma visita do ministro do Planejamento a Dias Tófolli, ministro do STF, ocorrida na segunda-feira (21). “Não se sabe o resultado da conversa, mas foi sobre a revisão salarial e resultou no encontro de amanhã [quarta] entre Paulo Bernardo e o ministro Cezar Peluso”, disse Melqui.

O encontro entre os dois ministros deverá acontecer no STF. Mas não se sabe a que horas. A assessoria do Planejamento que cuida da agenda de Bernardo também não soube dar essa informação.

Integrantes do Comando Nacional de Greve que se encontram em Brasília avaliam que a reunião prévia com Paulo Bernardo pode ter o objetivo de delimitar as linhas gerais do que será tratado posteriormente com Lula.
Há consenso quanto ao fato de que essa movimentação só está acontecendo por conta da greve. “É a nossa mobilização, é a categoria em greve e a pressão dos dirigentes nos tribunais superiores”, afirmou Melqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário