TRT-2 realizará o evento "Somos Iguais" nos dias 25 e 26 de agosto
CONVITE
A Escola da Magistratura do Trabalho da 2ª Região - EMATRA 2 e a Comissão de Acessibilidade deste Tribunal convidam os Senhores Juízes, Advogados, Servidores e Estudantes para evento de Conscientização e Sensibilização: “SOMOS IGUAIS – Aprendendo a lidar com as diferenças”, nos próximos dias 25 e 26 de agosto de 2010, no auditório do 1º subsolo do Fórum Ruy Barbosa (Av. Marquês de São Vicente, 235).
Programação:
25/08/2010
10h00 – Banda da polícia militar executa o hino nacional na Praça da Justiça.
Abertura do evento realizada pela Exma. Sra. Desembargadora Presidente da Comissão de Acessibilidade, Dra. Ana Maria Contrucci Brito Silva, pela Exma. Sra. Desembargadora Diretora da EMATRA2, Dra. Maria Inês Moura Santos Alves da Cunha e pelo Exmo. Sr. Desembargador Presidente do Tribunal, Dr. Decio Sebastião Daidone.
Apresentação do coral MÃOS QUE CANTAM E ENCANTAM, composto por surdos, interpretando o hino nacional e a música Conquistando o Impossível.
10h30 – Coffee break
11h00 – Apresentação de vídeo de conscientização elaborado pela Assessoria de Imprensa do Tribunal.
Depoimento do Prof. Daniel Choi, Professor da DERDIC - Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, da PUC/SP, sobre sua experiência como pessoa surda: a inclusão, a exclusão e a barreira de comunicação.
Palestra sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com o Dr. Luiz Alberto David Araújo, Professor Livre Docente, Procurador Regional da República aposentado e autor da obra A proteção constitucional das pessoas portadoras de deficiência.
13h00 – Intervalo.
14h00 – Apresentação de dois grupos de dança em cadeira de rodas ARTES SEM BARREIRA e ENTRE NESSA, na Praça da Justiça.
26/08/2010
17h00 – Abertura das atividades de auditório no 1º subsolo do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa com depoimentos de servidores do Tribunal: IVO RAMALHO, PERLA GARCIA e RAQUEL RODRIGUES, deficientes visual, auditiva e física, respectivamente, contando sobre suas experiências profissionais.
Apresentação da Associação de Balé de Cegos Fernanda Bianchini. Exemplo de superação, conta também com depoimentos e vivência.
18h00 – Oficina de sensibilização com o Instituto SORRI, tratando da deficiência de forma simples e bem humorada, com teatro interativo de fantoches que representam crianças com deficiências; finalizando com palestra abordando os principais mitos a respeito das deficiências e dando dicas sobre a forma correta de interação com pessoas nessas condições. ATIVIDADE EXCLUSIVA A MAGISTRADOS E SERVIDORES
EXPOSIÇÃO DE ESTANDES NA PRAÇA DA JUSTIÇA DO FÓRUM TRABALHISTA RUY BARBOSA
EM 25/08 E 26/08/2010 DAS 11h00 ÀS 17h00
25/08/2010
FUNDAÇÃO LAR E ESCOLA SÃO FRANCISCO: trazendo informação sobre a deficiência física.
DERDIC-PUC/SP: conscientizando o público a respeito da língua brasileira de sinais, da educação da pessoa surda e da colocação da pessoa nessas condições no mercado de trabalho.
LARAMARA: tratando do Braille, sistema de leitura e escrita para deficientes visuais, e trazendo alguns recursos de tecnologia assistiva, como termômetro e balança com voz, identificador de cores, maquina Braille, etc.
ANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SÃO PAULO: trazendo informação a respeito da importância da doação de órgãos e tecidos.
26/08/2010
APAE/SP: tratando da deficiência intelectual e da colocação dessas pessoas no mercado de trabalho.
PINTORES COM BOCAS E PÉS: exposição do trabalho realizado pela associação, com artistas demonstrando no local.
FUNDAÇÃO BRADESCO: demonstração do virtual vision, software leitor de tela para deficientes visuais e divulgação do seu Programa de Capacitação em Informática para este público.
Organização:
COMISSÃO DE ACESSIBILIDAE e SETOR DE ACESSIBILIDADE DO TRT-2ª REGIÃO
Apoio:
ESCOLA DA MAGISTRATURA DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO – EMATRA2
Inscrições gratuitas, com escolha de palestras e atividades, até o dia 23 de agosto – clique aqui.
Olá blogueiro,
ResponderExcluirÉ muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br
Ministério da Saúde