terça-feira, 1 de junho de 2010

Em dia de protestos, STF promete apresentar contraproposta a Comando de Greve

Em meio ao dia de luta, STF receberá Comando, às 17h desta terça, para discutir a proposta que será levada ao ministério do Planejamento

A cúpula do Supremo Tribunal Federal já teria uma contraproposta orçamentária para o PCS a ser apresentada a servidores e ao Ministério do Planejamento. Não há detalhes sobre seu conteúdo, mas sabe-se que ela mantém o teor do PL 6613/2009, porém não mais com a aplicação da revisão do plano de cargos e salários em uma única etapa.

A informação foi repassada ao servidor Antonio Melquíades, o Melqui, dirigente do Sintrajud e da Fenajufe, pelo secretário de Recursos Humanos do STF, Amarildo Vieira de Oliveira. “Ele nos disse que falou com o presidente do Supremo e fechou uma proposta”, relata o dirigente sindical, que integra o movimento Luta Fenajufe.

Antes dessa conversa da direção do STF com Peluso, servidores do Comando Nacional de Greve haviam estado com Amarildo e dito a ele que há uma grande cobrança da categoria pela aplicação do PCS ainda em 2010. “Hoje [terça] reforcei isso com ele: tem que ser garantido o PCS para esse ano”, diz Melqui.

Tanto o secretário quanto o diretor-geral do Supremo, Alcides Diniz, estiveram reunidos, na noite de segunda-feira (31), com o ministro Cezar Peluso para tratar da questão. Na reunião teria sido fechada a contraproposta a ser levada ao governo.

A princípio, não haveria o prometido encontro entre o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) e Peluso. A reunião desta terça se daria na comissão que reúne "técnicos" do ministério e do tribunal. Na verdade, dirigentes administrativos dos dois órgãos – no caso do Planejamento, o secretário-executivo do ministério, João Bernardo, tem participado das discussões. É ele quem assume a pasta na ausência do ministro.

A previsão é de que a reunião ocorra à tarde, mas não há indicação de hora. Os representantes do STF, quando forem ao ministério, devem esbarrar com a manifestação da greve prevista para esta tarde no local.

Antes desse encontro, porém, haverá uma reunião entre todos os diretores-gerais dos tribunais superiores, na qual o PCS será tema de pauta.

O secretário de RH prometeu convidar o Comando Nacional de Greve, após essa reunião, para conversar, quando, espera-se, a proposta deverá ser apresentada. A conversa com o governo aconteceria depois disso. “Vamos com certeza reivindicar participação também nessa reunião no Planejamento”, afirma Melqui.

Na avaliação do sindicalista, os atos do Dia Nacional de Luta, que acontece nesta terça, ajudam muito no desenrolar dessas negociações.

Em pelo menos 18 estados do país estão programadas manifestações nessa data, batizada de "apagão do Judiciário e MPU". Nessas atividades, os servidores procuram convencer a quem ainda não aderiu a parar e ajudar a fortalecer essa jornada de protestos, que tenta fazer com que as negociações andem e o projeto seja aprovado.


Por Hélcio Duarte Filho
Luta Fenajufe Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário