sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Presidente do TRT-2 descumpre a sua palavra e determina compensação hora a hora até novembro - Fonte Sintrajud


Presidente do TRT-2 descumpre a sua palavra e determina compensação hora a hora até novembro
O Sintrajud está convocando uma assembleia para 13h de terça-feira, dia 23, em frente ao fórum Ruy Barbosa
 
Os servidores da Justiça Trabalhista foram surpreendidos nesta sexta, dia 19. O presidente do TRT-2, desembargador Nelson Nazar, publicou uma portaria determinando que as horas paralisadas durante a última greve sejam compensadas hora a hora, até o mês de novembro. A portaria contraria “a palavra” dada pelo desembargador aos representantes da categoria, no dia 30 de junho, quando ele se comprometeu a debater os dias paralisados após o fim do movimento grevista.

O Sintrajud está convocando uma assembleia para 13h de terça-feira, dia 23, em frente ao fórum Ruy Barbosa.

Os servidores deflagraram greve para impedir que horário de atendimento do balcão fosse estendido sem que as devidas condições de trabalho fossem garantidas. A paralisação aconteceu entre 16 de junho e 4 de julho e foi encerrada depois que duas liminares (uma do STF e outra do TRF-3) acabaram suspendendo os efeitos da portaria que determinava a extensão do horário de atendimento do balcão. O próprio presidente Nazar, em outra portaria, suspendeu a extensão do atendimento do horário do balcão.

O desembargador Nazar tentou enfraquecer a greve, determinando o corte de ponto dos grevistas. Como tal medida não surtiu muito efeito, no dia 30 de junho o presidente do TRT-2 acabou recebendo uma delegação de dirigentes do Sintrajud para tratar de três temas: a suspensão da ampliação do horário de atendimento do balcão, sem as devidas condições de trabalho; o apoio ao Plano de Cargos e Salários (PCS) dos servidores e a suspensão do corte do ponto dos grevistas.

Foi nesta reunião que o desembargador Nazar deu a sua palavra de que iria debater os dias paralisados após o fim da greve. Quando a greve acabou, em 6 de julho, o Sintrajud procurou novamente a presidência para tratar do tema. Como Nazar estava de férias, o sindicato foi recebido pelo presidente em exercício, desembargador Carlos Francisco Berardo, que no dia seguinte suspendeu o corte de ponto, até a volta do desembargador Nazar.

“A compensação por serviço é melhor porque não serve como punição a quem exerceu seu direito, e lutou por todos”, afirma a diretora do Sintrajud Leica Silva. Para ela, o foco no serviço faz com que as pessoas se sintam mais estimuladas a repor o trabalho. “A reposição por horas prejudica a produtividade”, disse.

Inês Castro, diretora do Sintrajud e servidora da JT Barra Funda lembra que, na prática, o serviço represado durante a greve já está sendo compensado. Ela destaca que os servidores da JT fizeram greve em 2009 e 2010, e isso não impediu que o TRT-2 recebesse um prêmio por produtividade.

O Sintrajud irá tomar todas as medidas cabíveis e desde já chama os servidores a se mobilizarem contra essa medida que representa um ataque ao direito de greve.

Por Carlos Eduardo Batista
Sexta-feira, dia 19 de agosto, de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário