sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Trabalho do Oficial de Justiça - Justiça do Trabalho inspecionou sistema de ácido da U-1322 - Fonte Sindipetro Caxias

Justiça do Trabalho inspecionou sistema de ácido da U-1322

A Juíza da 3ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias determinou uma inspeção no sistema de ácido da U-1322 para verificar se foi realizada a substituição das tubulações de ácido sulfúrico por outras revestidas por teflon ou ebonite, já que o prazo para troca se esgotou em 13 de julho. 

A Juíza enviou à Reduc, na terça-feira, 2 de agosto, uma Oficial de Justiça para verificar se a determinação foi cumprida. Acompanhada por um diretor e pela advogada do Sindipetro Caxias, pelo gerente setorial, coordenador e supervisor do ER/AE e por um advogado do contencioso trabalhista da Petrobrás, a Oficial de Justiça inspecionou as tubulações e irá elaborar um relatório que será juntado aos autos do processo.

Durante a vistoria, o Sindipetro Caxias observou que o vaso de ácido sulfúrico D-1213 não possui indicador de nível no campo, mas apenas no Centro Integrado de Controle, o que representa risco de acidente e para a segurança dos trabalhadores. Embora não tenha sido objeto da ação judicial, o Sindicato solicitou providências à Reduc para a imediata instalação de um indicador que permita a visualização do nível do D-1213 a uma distância segura.

Apesar de ainda apresentar alguns outros problemas, o Sindipetro Caxias reconhece o esforço realizado pelos trabalhadores da operação e manutenção com o objetivo de melhorar a segurança do sistema de ácido sulfúrico da U-1322. Para garantir a segurança, o Sindicato irá solicitar à Justiça do Trabalho a monitoração do sistema de ácido por mais seis meses a fim de ter certeza de que os problemas serão efetivamente corrigidos.

O prazo que a Reduc tinha para substituir as tubulações de ácido sulfúrico da U-1322 por outras revestidas por teflon ou ebonite se esgotou no dia 13 de julho. Caso não providenciasse a substituição, a refinaria teria que pagar uma multa diária de R$ 100 mil e ainda poderia ter a unidade interditada. 

Tudo em razão de ação ajuizada no ano passado pelo Sindipetro Caxias visando garantir a segurança e a integridade física dos trabalhadores da operação e manutenção.

Copyright © 2011 Sindipetro Caxias. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário