quarta-feira, 9 de junho de 2010

Greve ‘ocupa’ comissão e deputados acordam votar PCS na próxima quarta-feira

Greve ‘ocupa’ comissão e deputados acordam votar PCS na próxima quarta-feira

Líder do governo se compromete em levar projeto direto a plenário caso haja acordo entre poderes. É preciso aumentar pressão


A greve dos servidores literalmente ocupou a sessão da Comissão de Trabalho da Câmara, na manhã desta quarta-feira (9), e obteve o compromisso dos deputados e do líder do governo de que o projeto que revisa o PCS será votado na próxima semana.

Também foi acordado que, a partir de um entendimento entre o Planejamento e Judiciário, a comissão e a liderança do governo defenderá a votação da proposta em regime de urgência, com votação direta em plenário. O PL 6613/2009 encontra-se parado na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (Ctasp) e ainda terá que passar por outras duas comissões da Câmara.

Com as caravanas da greve ainda em Brasília, a sessão ocorreu sob a pressão de servidores de mais de uma dezena de estados do país. “É um bom acordo, desde que ele seja cumprido”, avaliou o servidor Antonio Melquiades, diretor da federação nacional (Fenajufe) e do sindicato de São Paulo (Sintrajud).

Ao longo de todo o debate travado entre os parlamentares na comissão, que contou com a presença do líder do governo na Câmara, Cândido Vacareza (PT-SP), por diversas vezes foram feitas referências à negociação prevista para o final da tarde desta quarta, entre representantes do Ministério do Planejamento e a direção-geral do STF.

Os servidores consideraram a decisão um avanço obtido por meio da mobilização e da greve, mas saíram da sessão da comissão com um pé atrás com relação a promessas de parlamentares e convencidos de que é preciso fortalecer ainda mais a greve. “Foi positivo, no entanto mesmo os deputados assumindo o compromisso de que votam na sessão de quarta-feira que vem, [sabemos] que eles já falharam conosco na audiência pública, quando disseram que votariam e não votaram”, lembrou Rosicler Bonato, servidora da Justiça do Trabalho do Paraná e uma das cinco representantes do Sinjutra nas atividades desta semana em Brasília.

O servidor Gilvan Santos, diretor do sindicato do Piauí (Sintrajufe-PI), também considerou o resultado um avanço, mas que deve ser comemorado com mais mobilização e greve. “O sinal [dos deputados] foi importantíssimo, mostra que com pressão temos uma perspectiva de aprovação do plano”, avaliou.

Por Hélcio Duarte Filho, enviado a Brasília
Luta Fenajufe Notícias
Quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário