sábado, 9 de outubro de 2010

Academia da Polícia Civil MG cria disciplina de investigação de crimes cibernéticos no curso de formação de delegados - Fonte TJMG


7/10/2010 - Magistrado recebe visita de delegados


Renata Caldeira


CRIME – Policiais relataram ao desembargador Fernando Botelho (ao centro) iniciativas no combate aos crimes cibernéticos


O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Fernando Botelho recebeu ontem, 6 de outubro, a visita dos delegados da Polícia Civil Pedro Paulo Marques e Bruno Tasca Cabral, que são titulares do Departamento de Investigações de Crimes Cibernéticos (Deicc). Eles vieram conversar com o magistrado sobre os recentes projetos do departamento.


Segundo os delegados, a Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol) criou neste ano uma cadeira específica de investigação de crimes cibernéticos em cursos de formação de delegados de polícia e cursos de extensão da Polícia Civil.


Os policiais destacaram também o programa Deicc vai à escola, criado em maio deste ano com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre o uso da internet. Delegados do departamento vão a escolas e conversam com alunos a partir da 5ª série do ensino fundamental, para alertá-los sobre os riscos de usar webcam (câmera de vídeo), de postar fotos, de fornecer dados e de conversar com estranhos através da rede mundial de computadores.


Eles relataram ainda ao desembargador uma importante operação realizada no final de setembro. Em uma ação conjunta com o Ministério Público e a Polícia Militar, prenderam cinco pessoas nos municípios de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, e uma no Distrito Federal. De acordo com os delegados, o grupo teria criado falsos sites de venda de produtos eletrônicos. Os integrantes do grupo recebiam o pagamento, mas não entregavam as mercadorias aos clientes.


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Goiás
(31) 3237-6568
ascom@tjmg.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário