domingo, 12 de setembro de 2010

A penhora diabólica - Fonte Espaço Vital


A penhora diabólica

Charge de Gerson Kauer
Era uma ação de cobrança de honorários, já em fase de execução. O advogado sabedor que seu ex cliente possuía em sua casa uma imagem de adoração do diabo, peticionou ao juiz : "não tendo ocorrido o pagamento no prazo legal, nem o oferecimento de bens à penhora, requer que a constrição, na casa do executado, recaia sobre uma imagem de Satanás, afixada sobre um pequeno santuário que - após recolhidos - deverão ser depositados em mãos da sra. escrivã".

Como a comarca era pequena - e ali todos se conheciam - o magistrado ficou perplexo e pediu à sua secretária que convidasse o advogado credor a uma visita rápida ao foro. Ocorrido o encontro, o juiz questionou:

- Doutor, o senhor não terá se enganado ao pedir a penhora de uma imagem de Satanás existente sobre um santuário?...

- Não me enganei, doutor! - respondeu o credor. Sei que essa é, talvez, a minha única chance de, mais tarde, receber o pagamento.

- Cruz, credo!... - arrematou o juiz - logo despachando de forma sintética: "penhore-se e deposite-se na forma requerida".

Alguns dias depois o oficial de justiça realizou a diligência e certificou: "penhorei uma estátua do ´Diabo c/ santuário, cor predominante vermelha, avaliada em R$ 330,00; os bens foram indicados pelo autor na petição”. A escrivã ficou de depositária.

Decorrido em branco o prazo para embargos, o juiz designou audiência para a tentativa de conciliação. Na solenidade foi feito acordo: a parte devedora dispôs-se a pagar o débito no ato, mediante o cancelamento da penhora. Assim foi feito: imagem e santuário foram devolvidos. Após ditar a sentença de homologação, o juiz arrematou dogmático:

- Que bom, meus irmãos, que tenham alcançado o acordo!

E todos sairam em paz.

Na semana passada, o advogado - contente por receber seus honorários - relatou detalhes a seus amigos mais chegados.

- Deus age de formas misteriosas. O diabo escapou do leilão, sem ser oportunizado que se oficializasse judicialmente a propriedade da Justiça dos homen sobre Satanás - disse.

E como muitos não acreditassem, o profissional da Advocacia exibiu aos convivas fotocópias comprobatórias.

A escrivã está festejando que, rapidamente, tenha se desobrigado do compromisso de depositária fiel de tão pesada carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário