domingo, 5 de junho de 2011

RELATOR DO PL 6613/09 CHAMA A CATEGORIA À MOBILIZAÇÃO - Policarpo diz que apresentará o relatório na próxima semana

RELATOR DO PL 6613/09 CHAMA A CATEGORIA À MOBILIZAÇÃO

(04/06/2011)

Policarpo diz que apresentará o relatório na próxima semana

O relator do PL 6613/2009, Roberto Policarpo (PT/DF), participou dos debates promovidos durante este sábado (04) na XVI Plenária Nacional da Fenajufe no Rio de Janeiro.

No início de sua fala, o deputado disse que a categoria vive um momento muito difícil por conta da divisão entre os servidores. De acordo com ele, o Governo sempre se colocou contra a aprovação de projetos dessa natureza e, depois dos cortes no Orçamento, cada vez mais dificulta a aprovação das propostas. “Isto é fato e eu tenho procurado conversar com todos os setores do Executivo”, explicou.

Policarpo chamou a atenção dos representantes sindicais para o ponto mais importante, relacionado à posição do Judiciário e MPU, que até agora não fizeram nada de concreto para buscar uma negociação com o Executivo. “Desde o ano passado, quando Peluso assumiu, ele não buscou nenhum tipo de negociação para a aprovação do PCS”. Em relação ao Legislativo, o deputado federal disse que existe uma boa aceitação dos parlamentares. “Mas, não há um esforço do conjunto para que o esforço do próprio Legislativo consiga uma negociação”. Com base neste cenário, o petista disse não ter dúvidas de que o caminho da categoria seja a mobilização, “a greve, para que o Judiciário e MPU busquem a negociação de fato”.

Roberto Policarpo explicou que não apresentaria relatório sem haver uma negociação. “Só que a gente fica num dilema, pois não há negociação até o momento e como se não conseguíssemos fazer nada por conta disso”. De acordo com ele, hoje é preciso que a negociação exista para que a Comissão de Finanças possa aprovar o Projeto. O parlamentar também explicou que procurou os técnicos da CFT para a elaboração de um relatório que será apresentado pelo parlamentar na próxima semana, e tem o intuito de contribuir no processo de negociação.

Para o relator, com esta apresentação, é possível que o Executivo chame o Judiciário para uma negociação. “Eu acho que o melhor caminho é fazer algo concreto e da minha parte o que posso fazer é apresentar o relatório já na próxima semana. Quanto aos servidores, cabe a eles irem para a greve, pois, sempre o que nós conquistamos foi com muita luta”, destacou.

O deputado também chamou os servidores à unidade, destacando que “o momento exige que nós façamos este último recurso, que é a greve”. Policarpo também informou que o relatório que ele pretende apresentar tem em mente que nenhum direito conquistado pela categoria deve ser retirado para a apresentação de um projeto. “Pretendo apresentar um relatório que busque a equiparação dos poderes Legislativo e Executivo. Eu entendo que o PL 6613 faz esta equiparação. Não tenho dúvida disso. E neste sentido, o melhor caminho é buscar as alternativas. Está na hora de a gente bater o pé e fazer uma redução nas gratificações e funções comissionadas”. Para o relator, se houver um bom andamento da proposta, “nós conseguiremos demonstrar que a gente quer um Judiciário profissionalizado, sem assédio moral e com a possibilidade de fortalecimento da categoria”.

Policarpo também explicou que o relatório que será apresentado na próxima semana é um passo na ajuda da negociação e na unificação da categoria em busca de direitos. “No meu entendimento, se cada um de nós ceder um pouquinho, se cada um for um pouquinho mais tolerante, nós conseguiremos chegar a uma proposta que agrade a todos”.

De acordo com o petista, a Plenária exige um esforço dos representantes sindicais para se chegar a um encaminhamento que busque a unidade da categoria e, a partir deste entendimento, que haja a vontade para construir uma greve forte. “Eu sou um servidor que estou parlamentar neste momento e me coloco à disposição para todos os pontos que diz respeito a esta categoria”, finalizou.

SINDIQUINZE: INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA O ASSOCIADO

do Rio de Janeiro, Caroline P. Colombo

Nenhum comentário:

Postar um comentário