sexta-feira, 11 de junho de 2010

11/6/2010 às: 15:15:22

Na JT, movimento tem novas adesões, agora em repúdio ao corte de ponto

Servidores em roda no saguão
do Fórum da JT na Barra Funda
Em assembleia setorial, servidores decidem fazer novo ato com concentração na segunda, 14/6, às 11h, dia em que todos deverão se vestir de preto

Em resposta ao corte de ponto anunciado pela presidência do TRT-2, os servidores da Justiça Trabalhista decidiram fortalecer o movimento grevista. Agora, além de lutar pela aprovação do PCS e contra o congelamento de salários, há uma terceira reivindicação: a defesa pelo direito de greve.

Servidores que até então não haviam aderido à greve e outros que estavam no trabalho para garantir os serviços essenciais, cruzaram os braços. Na 2ª vara, por exemplo, havia dois funcionários em greve e dez trabalhando. Com a portaria do dia 10, todos, em solidariedade, pararam. Em outra vara, as audiências foram canceladas.

Os diretores das varas também se indignaram e fizeram uma paralisação de duas horas na sexta-feira, 11. Neste dia, os servidores fizeram um ato/assembleia em frente à porta do Fórum da Barra Funda, que contou com a presença de cerca de 40 diretores. Eles estão se organizando, preparam um manifesto e vão parar novamente por duas horas, na segunda, 14, quando haverá concentração a partir das 11h, e todos estarão vestidos de preto, como forma de protesto.

“O movimento cresce em repúdio não só ao corte de ponto, mas pelo ataque ao direito de greve”, disse a servidora Vanessa Donatelli. Na assembleia, os servidores apontaram que foram diretamente ofendidos com a afirmação na portaria de que não estavam cumprindo os serviços essenciais. “Sempre tivemos a preocupação de levar o movimento de forma responsável”, afirmou Tarcisio Ferreira, do Comando de Greve. Para ele, a administração tentou desqualificar o movimento. “A estratégia com a portaria era desmontar a greve. Não há razão para recuarmos diante dessa medida intransigente.”

Ao final do ato, todos os servidores ocuparam simbolicamente o saguão do Fórum, já que tiveram que fazer a assembleia do lado de fora. Lá dentro eles fizeram uma grande roda e disseram em coro: "Ponto cortado, serviço parado".

Da Redação do Sintrajud. Foto: Wladimir Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário