terça-feira, 8 de junho de 2010

Comando de Greve orienta que sindicatos enviem caravanas para atividades da próxima semana

Comando de Greve orienta que sindicatos enviem caravanas para atividades da próxima semana

Escrito por diretor_comunicacao

Sex, 04 de Junho de 2010 10:51

por Imprensa

BRASÍLIA – 02/06/10 - Os delegados da reunião ampliada da Fenajufe, realizada no dia 30 de maio, aprovaram um novo calendário de greve, que inclui um ato nacional em Brasília, no dia 8 de junho, para celebrar o mês da greve da categoria. Além disso, o Comando Nacional de Greve decidiu promover, ao invés da vigília prevista para o dia 7, um trabalho de corpo a corpo junto aos deputados no dia 9 de junho. Para estas atividades, dirigentes da Fenajufe e integrantes do Comando orientam que todos os sindicatos enviem caravanas e informem, impreterivelmente, até a sexta-feira, 4 de junho, o número de servidores que trarão na próxima semana.

Até o momento, segundo levantamento feito com os sindicatos em greve, já está confirmada a vinda de aproximadamente 200 servidores de vários estados. No entanto, na avaliação do Comando de Greve, esse número pode e deve aumentar, pois somente um grande número de pessoas será capaz de mostrar às cúpulas do Judiciário Federal e da PGR e também ao governo federal a força da mobilização da categoria. Também precisam deixar claro que os servidores não voltarão ao trabalho enquanto não verem seus planos de cargos e salários negociados e aprovados no Congresso Nacional.

Reunidos na sede da Fenajufe, os integrantes do Comando Nacional de Greve também avaliaram a importância do crescimento do movimento grevista para forçar uma negociação favorável às reivindicações da categoria. Mesmo com a disposição explícita dos representantes do Supremo Tribunal Federal de agilizarem o canal de interlocução com o governo federal, os dirigentes sindicais consideram que o processo continua ainda muito lento, uma vez que não há qualquer resposta concreta, tanto por parte do Judiciário como do Executivo.

Após um amplo debate, com base na reunião desta terça-feira [1º/06] no STF, concluíram também que o governo continua apostando no esgotamento do tempo para a tramitação dos PLs 6613/09 e 6697/09. Ao mostrar a intenção de devolver o projeto para o Conselho Nacional de Justiça, o ministro Paulo Bernardo tentou jogar toda a responsabilidade para a cúpula do Judiciário. Nesse sentido, os coordenadores da Fenajufe e os representantes dos sindicatos no Comando Nacional de Greve veem o fortalecimento da greve, com a adesão daqueles estados que ainda não paralisaram suas atividades, como a única alternativa no momento.

Ato no STF. Tragam faixas e bandeiras
O ato nacional no próximo dia 8 de junho será a partir das 15h, em frente ao Supremo Tribunal Federal. O Comando Nacional de Greve, além de orientar que todos os sindicatos enviem caravanas, também sugere que tragam faixas, bandeiras, apitos e materiais da greve, com o objetivo de dar grande visibilidade à manifestação.

No dia seguinte, 9 de junho, as delegações dos estados deverão se concentrar na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, a partir das 9h30. Lá, os grevistas deverão falar com os membros da Ctasp para pedir apoio à finalização das negociações favoráveis à votação do PL 6613/09. Em seguida, procurarão outros deputados, também para apresentar a reivindicação da categoria.

A Fenajufe vai preparar uma carta para que as delegações entreguem aos deputados de seus respectivos estados. A intenção, com esse documento, é, além de pedir apoio, reivindicar que os parlamentares da base governista e de oposição cobrem do governo federal a finalização de um acordo que possibilite a aprovação do PCS.

Calendário nacional
08/06 - Um mês de greve – Ato Nacional em Brasília, para marcar um mês de greve pela aprovação da revisão salarial.
09/06 – Trabalho de corpo a corpo na Câmara dos Deputados.

Da Fenajufe – Leonor Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário