sexta-feira, 11 de junho de 2010

Próxima quarta-feira haverá reunião ampliada para discutir rumos do movimento grevista (Fonte - Fenajufe)

Próxima quarta-feira haverá reunião ampliada para discutir rumos do movimento grevista

Sindicatos devem eleger delegados e reforçar com caravanas para acompanhar sessão da Ctasp

BRASÍLIA - 10/06/10 - O Comando Nacional de Greve, reunido na manhã desta quinta-feira, 10 de junho, em Brasília, avaliou o cenário das interlocuções entre a cúpula do Judiciário Federal e o governo federal e também discutiu o cenário do movimento grevista em nível nacional, que já completa um mês em vários estados. Após um amplo debate, cujo foco central foi o resultado da reunião desta quarta-feira [09], no Ministério do Planejamento, os dirigentes sindicais concluíram que, neste momento, é preciso discutir com a categoria toda essa situação de impasse e demora nas negociações. Nesse sentido, decidiram indicar para a Diretoria Executiva da Fenajufe a realização de uma reunião ampliada na próxima quarta-feira, 16 de junho, em Brasília.

Segundo os coordenadores da Fenajufe e representantes dos sindicatos no Comando Nacional, o objetivo da ampliada é discutir com os delegados a situação da greve em cada estado e as retaliações impostas pelas administrações dos tribunais, como forma de cercear o direito de greve dos servidores públicos; além de definir rumos do movimento nos próximos dias. Na avaliação dos dirigentes sindicais, o governo continua utilizando-se da estratégia de enrolação nas negociações e, ao mesmo tempo, busca esvaziar o movimento grevista. Diante desse impasse a orientação continua sendo o fortalecimento das mobilizações, com a adesão daqueles servidores que ainda não aderiram ao movimento, e a manutenção da greve em todos os estados até que haja um resultado favorável às reivindicações dos servidores.

“O momento exige a manutenção da greve, mas também um debate amplo com os servidores de todo o país. Os juízes, em consonância com o governo federal, têm perseguido os grevistas, por meio de liminares. Não podemos aceitar isso e precisamos discutir uma posição em conjunto com toda a categoria. Por isso, a reunião ampliada na próxima semana é a melhor alternativa para reunirmos representantes de todos os estados e definirmos as nossas ações para os próximos dias”, explica Evilásio Dantas, coordenador de plantão em Brasília.

Ocupação da Câmara
Conforme já divulgado pela Fenajufe, os deputados da Comissão de Trabalho, durante sessão da última quarta-feira [09], se comprometeram a colocar o PL 6613/09 na pauta da próxima quarta, 16 de junho, independente de até lá já ter saído algum acordo entre o STF e o governo federal. O deputado Paulo Rocha [PT-PA] também se comprometeu, em nome da Liderança do Governo na Câmara, que assim que sair um acordo sobre o orçamento do projeto, apresentará requerimento de urgência urgentíssima para que o PL seja apreciado pelo plenário da Casa, sem passar pelas demais comissões.

“Não temos dúvida que esses acordos foram frutos da nossa pressão na última quarta-feira, com a presença de mais de 300 colegas na Comissão de Trabalho. Precisamos continuar esse trabalho de pressão junto aos deputados, pois se conseguirmos aprovar o projeto na Ctasp na próxima semana forçaremos o governo a se posicionar, caso até lá não tenham sido finalizadas as negociações”, avalia Fátima Arantes, que também está no plantão.

Nesse sentido, a Fenajufe e o Comando Nacional de Greve orientam que os sindicatos elejam seus delegados para a reunião ampliada, que será à tarde, e também enviem caravanas, reforçando a suas delegações. O objetivo é lotar, na parte da manhã, o plenário 12, do Anexo II da Câmara, para garantir a aprovação do PL 6613/09. Além disso, os grevistas conversarão com outros deputados, especialmente com os da base do governo, pedindo que eles contribuem nas interlocuções, em favor das reivindicações dos servidores.

“A nossa orientação é para que os sindicatos enviem, além de seus delegados, o dobro ou o triplo de pessoas para reforçar as atividades da próxima semana. É importante que no auge das negociações tenhamos o maior número de pessoas em Brasília”, ressalta Evilásio.

Em relação à reunião ampliada, a Fenajufe lembra que todos os sindicatos terão que, necessariamente, realizar assembleia geral para eleger os seus delegados. A secretaria da Federação solicita que assim que tiverem a definição desses nomes, que enviem a relação para o e-mail fenajufe@fenajufe.org.br. A Fenajufe orienta, também, que os delegados que vieram para ampliada não devem marcar passagem de volta para o mesmo dia, uma vez que a reunião começará às 14h e deverá entrar noite a dentro.

Da Fenajufe – Leonor Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário